Você está aqui: Página Inicial / Alunos / Procedimentos e Normas

Procedimentos e Normas

Aqui você encontrará informações importantes para sua vida acadêmica. Essas informações vão desde o seu início no curso até sua conclusão, e envolve, também, garantia de vaga e continuidade dos estudos. Aproveite!


Carteira de Identidade Estudantil (Res. Nº 25/2009)

A Carteira de Identidade Estudantil é requerida no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica). A primeira via é emitida gratuitamente. A validade da Carteira equivale ao prazo mínimo de integralização do curso, ou seja, quatro anos. Caso o aluno não tenha concluído o curso no prazo mínimo estabelecido poderá ser solicitada segunda via, que terá validade de um ano. É de responsabilidade do aluno a devolução da Carteira de Identidade Estudantil caso haja interrupção de seu vínculo antes da expiração da validade.

Matrícula e inscrição em disciplinas (Port. GR nº 1015/2008)

É de responsabilidade do aluno proceder, em período estabelecido no Calendário Acadêmico, a inscrição em disciplinas a serem cursadas no semestre letivo, o que caracteriza Matrícula e manutenção do vínculo com a UFSCar. A inscrição deve ser feita em um conjunto de disciplinas que, de tal forma, não seja excedida a carga horária semestral de 44 créditos.

A inscrição se desenvolve em três etapas:

  • Pré-inscrição: feita automaticamente com opção dada ao aluno de manutenção, inclusão ou exclusão das disciplinas elencadas. Nesta fase o aluno deverá confirmar sua opção após as alterações que julgar adequadas;
  • Consolidação: feita automaticamente. Nesta fase são checadas a aprovação em disciplinas que são pré-requisitos para cursar a disciplina solicitada e a confirmação do vínculo do aluno por desempenho mínimo. Se necessário, a fim de balancear o número de alunos entre as turmas, o aluno poderá ser remanejado de turma, respeitado o turno em que se pré-inscreveu. A fase de consolidação encerra-se com a divulgação do deferimento ou indeferimento das pré-inscrições nas disciplnas solicitadas;
  • Ajuste: é o processo de alterações do conjunto de disciplinas no qual o aluno obteve deferimento ou indeferimento da pré-inscrição. Nesta fase o aluno pode excluir disciplina na qual sua inscrição já foi aceita ou solicitar a inscrição em disciplinas obrigatórias, optativas ou eletivas. Não há, entretanto, garantia de vaga. A fase de ajuste encerra-se com a divulgação do deferimento e/ou indeferimento das alterações solicitadas, encerrando-se, assim, o processo de Inscrições.

Lembre-se: suas solicitações acadêmicas são feitas no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica)!

Desempenho em disciplinas (Port. GR nº 522/2006)

Ao final do período letivo regular o aluno poderá ter os seguintes conceitos atribuídos:

  • Aprovado: conceito condicionado à frequência mínima em 75% das aulas e ao desempenho mínimo equivalente à nota final igual ou superior a 6,0 (seis);
    desistente: conceito atribuído ao aluno que ultrapassa o limite de faltas durante a primeira metade do período letivo e que não formalizou o cancelamento de sua inscrição, o que caracteriza abandono da disciplina;
  • Recuperação: conceito condicionado à frequência mínima em 75% das aulas e ao desempenho mínimo equivalente à nota final igual ou superior a 5,0 (cinco). Ao aluno com conceito final Recuperação será concedido processo de Avaliação Complementar, que deverá ocorrer até o 35º dia letivo do período letivo subsequente ao término do período letivo de oferta da disciplina;
  • Incompleto: conceito atribuído às disciplinas de Estágio e de Trabalho de Conclusão de Curso caso o aluno necessita, devido à natureza das atividades previstas, de prazo maior do que o estabelecido para o término do período letivo regular. O prazo máximo para alteração do conceito Incompleto em nota final (uma das situações acima) é até o final do período letivo subsequente.

 

A margem para tolerância de faltas é de 25%, na qual incidem atrasos, ausências voluntárias, viagens, serviços e outros. Ultrapassado este limite, à autonomia de retificação ou não de faltas fica a critério do docente. O quadro a seguir indicar, como exemplo, a relação entre créditos das disciplinas e limite de faltas permitidas:

Relação entre créditos, horas / aula e máximo de faltas permitidas.

Regime do curso

Créditos em disciplinas

Número de horas / aula

Máximo de faltas permitidas

Semestral

2

30 horas

4

4

60 horas

8

6

90 horas

12

8

120 horas

16

 

Revisão ou retificação de notas (Port. GR nº 522/2006)

Em caso de discordância das notas obtidas durante o semestre letivo, o aluno poderá pedir revisão, até 10 dias depois da divulgação, junto ao professor. Caso o aluno ainda discorde poderá encaminhar recurso, por escrito e com as justificativas da solicitação, à Chefia do Departamento responsável pela disciplina, em qualquer momento do semestre letivo, até o limite de dois dias úteis depois do prazo final de divulgação da nota final.

Em caso de discordância da nota final da disciplina o aluno pode solicitar retificação de nota, junto ao professor, ou, na falta deste, ao Chefe de Departamento ao qual a disciplinas está vinculada, até cinco dias úteis após o término do prazo de digitação das notas. O prazo final para a retificação de notas e/ou frequência pelo professor é de 10 dias, contados a partir do prazo final do registro de notas e faltas; após esse prazo somente por interposição de recurso feito pelo professor, com ciência do Departamento ao qual a disciplina está vinculada.

Cancelamento de matrícula em disciplinas

O aluno pode solicitar cancelamento de matrícula em disciplinas nas quais teve seu deferimento concedido em período definido no Calendário Acadêmico vigente.

O cancelamento de disciplinas consiste na interrupção de suas atividades somente na disciplina específica, diferente do trancamento, que interrompe as atividades em todas as disciplinas no semestre solicitado.

O cancelamento apresenta caráter irrevogável e tem validade apenas até o final do período letivo em que foi requerido. Ressalta-se que o pedido de cancelamento em disciplinas acarreta perda no cálculo do índice de rendimento do aluno (IRA) para a concorrência em vagas nas disciplinas para os semestres futuros.

Perda de vaga (Port. GR nº 1016/2008)

O aluno perde vaga no curso se não tiver aprovação, no primeiro semestre do curso, em, no mínimo, 4 créditos em disciplinas obrigatórias, ou, se não tiver aprovação em, no mínimo, 8 créditos em disciplinas (obrigatórias, optativas ou eletivas), em 2 períodos letivos consecutivos.

Trancamento do curso (Port. GR nº 1016/208)

O pedido de trancamento do curso pode ser solicitado somente a partir do segundo período letivo. O trancamento não pode ocorrer por mais de duas vezes consecutivas ou três vezes intercaladas.

O primeiro trancamento é feito via SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica). Para os pedidos posteriores é necessário anexar justificativa e parecer da Coordenação do Curso para encaminhamento e julgamento pela DiCa.

Prazo para integralização curricular do curso (Port. GR nº 539/2003)

O prazo regular de integralização curricular do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação é de 4 anos (8 semestres letivos); o prazo mínimo é de 3 anos (seis semestres letivos); o prazo máximo é de 7 anos (14 semestres letivos). Para a contagem do tempo máximo não serão contados períodos correspondentes ao trancamento de matrícula. O prazo para conclusão da complementação curricular será de 2 anos (4 semestres letivos).

Colação de grau (Port. GR nº 539/2003)

A colação de grau é emitida automaticamente para o aluno que tiver concluído todas as exigências para a conclusão do curso (cf. quadro de integralização curricular no tópico 2 A GRADE CURRICULAR). Caso o aluno tenha solicitado complementação do curso não será realizada nova colação de grau.

Complementação do curso (Port. GR nº 539/2003 e Res. CEPE nº 463/2004)

O aluno que tiver concluído os créditos necessários para a integralização curricular do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação poderá solicitar, no último semestre letivo do curso, complementação do curso para cursar as ênfases não solicitadas no período regular.

A solicitação obedece ao prazo previsto no Calendário Acadêmico. Sem que o pedido de complementação de curso tenha sido feito (tanto no prazo indicado no Calendário Acadêmico quanto por recurso registrado no SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica)) o aluno não pode efetuar inscrição nas disciplinas ou frequentar as aulas. Ex-aluno pode solicitar complementação de curso via recurso somente se não houver decorrido prazo de um ano desde o seu desligamento.

Reconhecimento de disciplinas e/ou atividades curriculares (Port. GR nº 1272/2012)

O reconhecimento de disciplinas e/ou atividades curriculares pode ser solicitado por alunos ingressantes por transferência externa, por transferência ex-officio, para portador de diploma de curso superior; ou por ter cursado disciplinas em outro curso superior antes de seu ingresso na UFSCar.

O pedido de reconhecimento de disciplinas, registrado junto à DiCa, poderá ser feito uma única vez, no decorrer do primeiro semestre de ingresso. Caso o aluno não concorde com o resultado das análises poderá interpor recurso. Para o reconhecimento de disciplinas e/ou atividades curriculares realizadas por meio de intercâmbio ou convênio, o estudante encaminhará à Coordenação do Curso um documento com o programa da disciplina e/ou atividade curricular e respectiva carga horária, apresentados em vias originais e, caso tenham sido cursadas em IES estrangeira, com versões de tradução juramentada em português.

Exercícios domiciliares (Res. Nº 26/1988)

O pedido de exercícios domiciliares é feito em formulário específico junto à DiCA. É de responsabilidade do aluno indicar nome e endereço completo da pessoa que vai intermediar a retirada e a entrega dos exercícios domiciliares.

Transferência interna entre cursos (Port. GR nº 906/2011)

Tendo em vista, a compreensão que a UFSCar tem de Carreira entre as Áreas do Conhecimento, o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação não prevê transferência interna.

Solicitação de documentos

Durante a vida acadêmica o aluno pode precisar de vários documentos. Ao acessar o SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica), com seu RA e senha, o aluno tem várias opções de solicitação / emissão de documentos, sem que precise solicitar junto à Secretaria da Coordenação do Curso:

  • Atestado de Aluno Especial
  • Atestado de Integralização de Créditos
  • Atestado de Matrícula
  • Atestado de Nível
  • Declaração de Candidato à Formatura
  • Declaração de Conclusão de Curso
  • Declaração referente às normas de avaliação
  • Histórica escolar (limpo)
  • Histórica escolar (sujo)
  • Histórico escolar oficial

Todos os documentos emitidos pela opção Solicitação de Documentos são oficiais e com código de autenticidade não tendo, portanto, a obrigatoriedade de carimbos e assinaturas.