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ACIEPE

ACIEPE, o que é?

A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) é uma experiência educativa, cultural e científica que, articulando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e com o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFSCar, procura viabilizar e estimular o seu relacionamento com diferentes segmentos da sociedade.

Como pesquisa e extensão, constitui-se em uma forma de diálogo com os diferentes segmentos sociais para construir e reconstruir conhecimentos sobre a realidade, de forma compartilhada, visando a descoberta e experimentação de alternativas de solução e encaminhamento de problemas. Como ensino, constitui-se na possibilidade de reconhecimento de outros espaços, para além das salas de aula e laboratórios, como locais privilegiados de aprendizagem significativa onde o conhecimento desenvolvido ganha concretude e objetividade. As ACIEPE se constituem como atividades complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas e conferindo 4 créditos curriculares.

Espera-se que as ACIEPE sejam um passo inicial no processo de discussão não só sobre alternativas pedagógicas para o percurso curricular dos alunos da UFSCar, mas também para uma universidade na qual o ensino, a pesquisa e a extensão sejam tratados de fato de forma indissociada.

Embora como componente curricular complementar as ACIEPE tenham algumas características comuns às disciplinas formais, elas se diferenciam pela liberdade na escolha de temáticas e na definição dos programas. As atividades assumirão formas ou desenhos diversificados, dependendo das inúmeras variáveis conceituais internas (cursos, áreas do conhecimento etc.) ou externas (contextos de realização).

 

Quais são seus objetivos?

Os objetivos das ACIEPE são:

  • Intensificar o contato da universidade com a sociedade, contribuindo para o cumprimento do compromisso social institucional;
  • Fortalecer a indissociabilidade entre as atividades essenciais da universidade, ensino, pesquisa e extensão;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, pós-graduação e das atividades de pesquisa e de extensão;
  • Promover maior aproximação entre os currículos e a vida concreta da sociedade;
  • Contribuir para a formação ética do profissional;
  • Estimular a problematização como atitude de interação com a realidade;
  • Propiciar a descoberta de novos objetos de investigação em contextos externos ao meio acadêmico;
  • Ensejar a experimentação de alternativas metodológicas de trabalho comunitário e de ensino; 
  • Favorecer o desenvolvimento de uma atitude tanto questionadora como proativa diante dos desafios e limites impostos pela nossa realidade social.

 

Participação dos alunos na ACIEPE

Ao participar de uma ACIEPE os discentes, sob orientação do professor responsável, poderão:

  • Promover meios de conhecimento de realidades específicas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas;
  • Acompanhar, apoiar e assessorar projetos de extensão em desenvolvimento;
  • Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de
  • demandas da população;
  • Desenvolver atividades artísticas ou de resgate da memória cultural em comunidades;
  • Agregar aspectos qualitativos de interesse ou de necessidade da população nas ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil;
  • Desenvolver atividades pedagógicas de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população: ministrar cursos, fazer ou promover conferências, palestras, ciclos de estudos, debates, oficinas, seminários, exposições etc.