Você está aqui: Página Inicial / Atividades / Intercâmbio

Intercâmbio

As Universidades e demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) firmaram convênio que tem como objetivo regular a relação de reciprocidade entre as signatárias no que se refere a mobilidade de alunos de graduação, criando, para tanto, o Programa de Mobilidade Acadêmica.

A mobilidade acadêmica é o processo que possibilita ao discente matriculado em uma IFES estudar em outra e, após a conclusão dos estudos, a emissão de atestado de comprovante de estudos, registro em sua instituição de origem. Ela permite ao aluno trocar experiências acadêmicas, visando o seu enriquecimento cultural e científico, além de contribuir para a integração das Instituições Federais de Ensino brasileiras. A mobilidade acadêmica envolve a existência de condições apropriadas, que contribuem com a formação e o aperfeiçoamento dos quadros docente e discente, objetivando a aquisição de novas experiências e a interação com outras culturas.

O Programa de Mobilidade Acadêmica deve ser realizado de acordo com o Calendário Universitário, permitindo que os estudantes, participantes do programa, estejam sujeitos às normas regimentais e estatutárias da IFES. Normalmente a mobilidade acadêmica não excede um ano letivo (dois semestres).

Os interessados devem requerer sua participação no Programa de Mobilidade Acadêmica junto à Coordenação de Curso ou órgão competente de sua Universidade.

Acesse as normas do Programa de Mobilidade Acadêmica aqui.

Mais informações: