Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso a distância de Bibliometria e Indicadores Científicos na UFSCar

Curso a distância de Bibliometria e Indicadores Científicos na UFSCar

 

A Bibliometria é uma técnica de análise de informações cada vez mais valorizada e voltada à tomada de decisões. Ela viabiliza a elaboração e análise de indicadores sobre produção científica e tecnológica a partir da quantificação de volumes significativos de informações disponíveis em bases de dados.

O curso, que é interdisciplinar, capacitará os alunos para compreender e analisar indicadores por meio de ferramentas automatizadas, com atividades teóricas e práticas e acontece no período de 23 de março a 06 de julho. Total de horas: 120h (para 6 Unidades) e 160h (com a Unidade 7, opcional).

Direcionado a bibliotecários e outros profissionais da informação, atuantes, por exemplo, em instituições de Ciência e Tecnologia, empresas de base tecnológica, consultorias, dentre outros interessados.

Professores renomados da UFSCar, e também especialistas do setor empresarial, são os responsáveis pelas aulas, compostas por exercícios de coleta e análise de informações que envolvem a aplicação de conceitos da Bibliometria por meio da utilização de ferramentas computacionais (VantangePoint 5.0, UCINET, NETDRAW, VOSviewer e GEPHI), simulando situações reais, característica peculiar do curso. O material didático é composto por vídeo-aulas, tutoriais, textos e apresentações, e ficará disponível aos participantes no ambiente virtual de aprendizagem.

As inscrições estão abertas até 22 de março (ou enquanto tiver vagas disponíveis), mas as que forem realizadas até o dia 12 de março têm descontos especiais, por meio do site https://box.ufscar.br/30-bibliometria-e-indicadores-científicos-(bic)

O curso a distância de Bibliometria e Indicadores Científicos, que tem duração de quatro meses (120 horas/160horas), é oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade. Mais informações pelo e-mail veralui@ufscar.br ou pelo fone (16) 3351-8428.