Você está aqui: Página Inicial / O Curso / Avaliações do Curso

Avaliações do Curso

Principais avaliações e resultados aplicados ao Curso Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar

ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame consta no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Seu objetivo específico é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

São utilizados como ferramentas de avaliação: prova; questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; questionário socioeconômico e questionário do coordenador do curso/habilitação.
Tanto a descrição detalhada da pontuação (formada por várias notas) quanto informações sobre o ENADE e até mesmo o modelo da prova aplicada podem ser acessados aqui.

Guia do Estudante

A Avaliação realizada pelo Guia do Estudante tem como objetivo a avaliar os cursos superiores do Brasil, para auxiliar o estudante na escolha por uma carreira. A cada ano são avaliados cursos e universidades, de acordo com várias categorias.

A avaliação é realizada pelos coordenadores dos cursos que recebem um questionário no qual eles informam os dados mais relevantes sobre as suas graduações. Com base nesses formulários, os consultores do Guia do Estudante – coordenadores de curso, avaliadores do MEC, professores e especialistas – atribuem conceitos aos cursos e universidades, que são convertidos em estrelas. O processo de avaliação conta com a consultoria do Ibope.
Desde 2007 o Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação tem sido avaliado pelo Guia do Estudante.